quinta-feira, 9 de junho de 2011

A supremacia do Metal

Enquanto fazia a lista de discos lançados para a Restrospectiva 2010, este autor confirmou uma coisa que não queria adimitir: o esquecimento e desprezo generealizado do Rock.

Não é no ponto de vista herege, pois sabemos muito bem que o Rock já morreu para a Grande Mídia há muito tempo, começando a ser substituído pelo que as criaturas mundanas chamam erroneamente de Rock ainda em 1990. Hoje temos bandas que se dizem de Rock, mas que não tem o mesmo espírito nem magia de tantas bandas consagradas que fizeram história não só no Rock, como também na música. Substituídos por meros produtos industrializados distribuídos para um público manipulável e influenciável, como se fosse um estilo de música qualquer.

Mas o Rock ser apagado pelos hereges é um assunto gasto, e o que eles gostam não importa. O que importa são os headbangers.

Existe um mercado muito maior para o Metal que para o Rock. As pessoas consomem mais Metal (falando assim, parece até que comem metal...), os CDs são em sua maioria de Metal, e a Mídia especializada só fala de Rock para lembrar dos clássicos que fizeram sua história, mas não é uma prioridade.

Mas por que isso? Por que as pessoas gostam mais de Metal hoje em dia do que antes? Bem, umas das razões é que há muito mais bandas de Metal do que Rock hoje em dia. Isso é fato. As grandes bandas que fizeram história e são citadas de vez em nunca até na Mídia mainstream tiveram finais tristes e trágicos.

Vamos fazer uma lista, só pra vocês terem a dimensão:


Bandas de Rock históricas que acabaram


Beatles
Período em atividade: 1960-1970
Maiores sucessos: “All You Need Is Love”, “Helter Skelter”, “A Hard Day's Night”, “Can't Buy Me Love”, “Let It Be”, “Get Back”, “Help!”, “Yellow Submarine”, “She Loves You”, “I Wanna Hold Your Hand”, “Hey Jude” […]
Causa da morte: A japonesa maldita.


The Who
Período em atividade: 1964-1982
Maiores sucessos: “Baba O'Riley”, “My Generation”, “Pinball Wizard”, “Who Are You”
Causa da morte: Keith Moon morreu e Townshend deu fim na banda.


Janis Joplin
Período em atividade: 1963-1970
Maiores sucessos: “Piece Of My Heart”, “Cry Baby”, “Summertime”, “Kozmic Blues”, “Maybe”
Causa da morte: Foi se tornar uma valquíria em Valhalla.


The Doors
Período em atividade: 1965-1972
Maiores sucessos: “Break on Through (To The Other Side)”, “Light My Fire”, “People Are Strange”, “Love Me Two Times”, “Roadhouse Blues”
Causa da morte: Jim Morrison foi pro andar de cima.


The Jimi Hendrix Experience
Período em atividade: 1966-1970
Maiores sucessos: “Purple Haze”, “Hey Joe”, “Fire”, “Foxy Lady”, “Voodoo Child”, “All Along The Watchtower”, “Voodoo Chile”, “Spanish Castle Magic”, “Gypsy Eyes”...
Causa da morte: Jimi foi assassinado por Lilith



Deep Purple
Período em atividade: 1968-1976
Maiores sucessos: “Burn”, “Smoke On The Water”, “Highway Star”, “Black Night”, “Perfect Strangers”
Causa da morte: Divórcio coletivo


Led Zeppelin
Período em atividade: 1968-1980
Maiores sucessos: “Whola Lotta Love”, “Good Times Bad Times”, “Black Dog”, “Stairway To Heaven”, “Rock And Roll”
Causa da morte: Bonham morreu.

Queen
Período em atividade: 1970-1990
Maiores sucessos: “Keep Yourself Alive”, “Somebody To Love”, “Killer Queen”, “We Are The Champions”, “We Will Rock You”, “Love Of My Life”, “Radio Ga Ga”
Causa da morte: Freddie Mercury virou purpurina

Sex Pistols
Período em atividade: 1975-1978
Maiores sucessos: “God Save The Queen”, “Anarchy In The UK”, “Problems”, “Bodies”, “Pretty Vacant”
Causa da morte: Sid Vicious se matou porque era viciado em Nancy, ela era sua heroína e não podia viver sem ela.

Ramones
Período em atividade 1974-1996
Maiores sucessos: “Blitzkrieg Bop” (a conhecida pelos desinformados como “Hey Ho, Let's Go!”, “I Wanna Be Sedated”, “Pet Sematary”, “I Don't Wanna Grow Up”, “I Wanna Be Well”
Causa da morte: Disse “Adios Amigos” pra geral e acabou.


Nirvana
Período em atividade: 1987-1994
Maiores sucessos: “Silver”, “Here She Comes Now”, “Love Buzz”, “Come, As You Are”, “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Heart-Shaped Box”
Causa da morte: O próprio Kurt Cobain morreu.



O resto das bandas consagradas podem ser consideradas mortas, porque não estão em atividades e nem são envolvidas em acontecimentos recentes. Mesmo que algumas se salvem, não estão mais na Mídia underground, pois toda ela está voltada para o Metal. Entendem o que este autor quer dizer?

Além do Rock estar sendo esquecido pouco a pouco, o Metal está tomando a cena. Seria ótimo se os dois fossem tão populares quanto, mas não é isso que acontece! O Heavy Metal surgiu do Rock, portanto seria justo que o considerassem importante!

Mas há um porém... Deus Metal queria fazer o Heavy Metal desde o início, mas teve que fazer o Rock antes para que as pessoas pudessem se acostumar ao que estava preparando, condicionando-as a aceitar o peso e nomeando pessoas para evoluir o seu som. Será que nosso deus está permitindo isso por que estava em seu plano também? Será que ele não se importa mais com o estilo que ele mesmo criou, que lutou tanto para existir?

“A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular”
Salmos 118:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário