quarta-feira, 8 de junho de 2011

Guitarra: a maior arma do Rock



A Guitarra Elétrica é um instrumento movido a eletrecidade (O RLY?!) que tem seis cordas. Ela é usada em todos os estilos musicais que não tem instrumentos acústicos, e muitas vezes é o instrumento que mais fica em destaque, sendo também o maior símbolo do Rock, já que 96% das pessoas quando ouvem a palavra "Rock" pensam numa Fender Stratocaster, o modelo de guitarra mais famoso do mundo (a guitarra ao lado).

A Fender Stratocaster foi projetada por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e se tornou um ícone do Rock quando o guitarrista Jimi Hendrix começou a usá-la. Como Jimi era um grande músico na época, algumas pessoas e publicitários começaram a associar este modelo de guitarra ao Rock, fazendo a Stratocaster e a imagem da guitarra entrarem no sub-consciente humano e serem associadas ao Rock, fazendo este instrumento ser o ícone-mor do estilo.

Alguns músicos já deram suas opiniões sobre a Stratocaster, como Eric Clapton: "Experimentei quase todas as guitarras que foram feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa e, ainda assim, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura" e Keith Richards: "Eu só queria dizer obrigado a Deus por Leo Fender, que fez este instrumento para tocarmos". Além disso a Fender é/foi usada por Maurice Gibb (Bee Gees), Adrian Smith (Iron Maiden), Alex Lifeson (Rush), David Gilmour (Pink Floyd), Dick Dale, George Harrison (The Beatles), Jeff Beck (Yardbirds), Jimmy Page (Led Zeppelin), John Frusciante (Red Hot Chili Peppers), Keith Richards (Rolling Stones), Pete Townshed (The Who), Richie Sambora (Bon Jovi), Ritchie Blackmore (Deep Purple), Steve Howe (YES), The Edge (U2), Tom Morello (Audioslave), Yngwie Malmsteen, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário