quarta-feira, 8 de junho de 2011

Happy Rock? art. I

Uma história rápida: um anônimo (por que tem pessoas que não mostram a cara?!) comentou a seguinte informação no artigo "A evolução do Rock":

"Agora tão chamando "merda" de HappyRock, vai ter um debate na mtv-é sério!. rock feliz era só o q faltava hahshahsahshash ridículo! [...]"

Este autor ligou a TV quase imediatamente depois do comentário pra ver se ele era verdadeiro... e era. Existe um tal de Happy Rock, vertente que agrega bandas como Cine e Restart e outras merdas coloridas; e o MTV Debate que vai ao ar nesta semana terá o seguinte tema: "O novo Rock está muito bonzinho?". Antes de tudo, vamos começar o artigo por partes:

Primeiro: a pergunta correta não é "O novo Rock está muito bonzinho", e sim "Alguém pode chamar isso de Rock?". E a resposta é óbvia: NÃO. Mas então, por que chamam esta nova cena Pop de Happy Rock? Exatamente que bandas fazem parte desse estilo e qual foi a pioneira? Como se deu a sua repercussão e qual foi seu impacto? Todas essas respostas serão respondidas neste artigo investigativo-vingativo, e mostrará a verdadeira face desse estilo chamado pelas massas pré-adolescentes de Rock.


Origem do termo
O termo "Happy Rock" surgiu com a música "Happy Rock Sunday" do Restart, e com o projeto que a banda criou chamado Happy Rock Sundays, que se trata de uma série de shows da banda realizado aos domingos no palco do HSBC Brasil, em São Paulo, contando com convidados especiais. Foi este projeto, somado com as várias bandas coloridas iguais ao Restart ajudaram a popularização do termo Happy Rock.


Início
Por ordem de aparição/sucesso na Mídia, a banda precursora desse movimento foi o Cine, que piorou ainda mais o cenário musical com seu estilo emo renovado que, segundo a própria “banda”, é um Rock mais feliz e alegre, espelhado nas roupas coloridas que atraem fãs da faixa-etária mental de 10 anos pra baixo. Basicamente, a diferença entre o Emocore e o Happy Rock é somente as roupas coloridas da parada gay que a segunda vertente usa, já que ambas não lembram em nada o True Rock, as duas tem fãs pré-púberes, músicas cheias de fórmulas e clichês, e interesse altamente comercial.














Principais influências do gênero
Qualquer pessoa sabe que o Happy Rock não se inspirou no Rock de verdade para nascer. Além do Emocore, essas foram grandes influências:

Indiscutivelmente, o Happy Rock deve muito aos Teletubbies (favor não confundir com Restart, nem os Teletubbies merecem tal comparação).

Outra grande influência do gênero são os Power Rangers, que influenciaram no número de integrantes das bandas (cinco) e o seu público-alvo.

Os Backyardigans foram a base para todo o Happy Rock, pelo seu jeito feliz e educativo, e principalmente na faixa-etária mental que as pessoas precisam ter pra gostar do estilo.


Características principais
Mesmo tendo começado cedo, o Happy Rock já tem características marcantes. Algumas (a maioria) copiadas do Emocore, e outras tiradas de programas infantis como Lazy Town, Bom Dia e CIA e Teletubbies. Essas características são:

Letras pífias
As letras não são nada poéticas, nada bem-construídas, nada criativas, são cheias de clichês e fórmulas ultrapassadas. A verdade verdadeira é que o Happy Rock nem faz música, e sim um mero produto do supermercado musical.

Visual ridículo
Primeiro a franja. Segundo o óculos. Terceiro e mais importante: a franja. A atitude, o discurso e o comportamento do gênero foi descaradamente copiado do Emocore, tirando a única coisa original que é a vestimenta. Os Happys (este autor acabou de criar um nome pra essa raça acéfala) vestem suas calça tamanho MP (Micro Pequeno) que usavam em seus 4 anos e as jogam num balde de Suvinil edição deluxe Kids; pegam um óculos de sol verde (que eles chamam de Wayfarer), erguem com orgulho seu ursinho Pooh de pelúcia, e no final se exibem pra mamãe dizendo "maaae eu so rockkerru!1!!!1!!!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário