domingo, 29 de maio de 2011

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989

Chad Bowar do About Heavy Metal colocou no ar sua lista com os dez melhores álbuns de 1989. "Esta foi a lista mais difícil de se fazer da década de 80. Nenhum álbum se sobressaiu tanto do resto como nos anos anteriores, mas há alguns lançamentos bastante fortes. O top 10 tem uma grande variedade de artistas. Há os grupos extremos como MORBID ANGEL e SEPULTURA, juntamente com bandas mais comerciais como SKID ROW e BADLANDS. Aqui está minha lista dos 10 maiores álbuns de heavy metal de 1989:"

1. MORBID ANGEL - "Altars Of Madness"

Imagem
Se este fosse escrito antes de 1989, provavelmente não seria o número 1. Mas com o passar do tempo se tornou óbvio o quão importante o MORBID ANGEL e este lançamento foram. Tinha uma base brutal de death metal com os vocais ferozes de David Vincent. Os riffs e solos de Trey Azagthoth e Richard Brunelle eram simplesmente doentios, e Pete Sandoval era um dos melhores bateristas do metal. "Altars of Madness" é um álbum divisor de águas para todos os fãs do death metal.

2. ANNIHILATOR - "Alice In Hell"

Imagem
A banda de thrash metal ANNIHILATOR explodiu a cena com um álbum de estreia monstruoso. Jeff Waters e companhia encheram o trabalho com um poder cru e energia juntamente com excelente técnica. Waters e Anthony Greenham realmente brilharam com seus trabalhos marcantes na guitarra. Os vocais crus e emocionais de Randy Rampage se encaixavam muito bem. O grupo teve uma dúzia de mudanças em sua formação durante os anos, e o álgum de estreia ainda se mantem como um dos melhores deles.

3. KINGS X - "Gretchen Goes To Nebraska"

Imagem
O KINGS X sempre foi um favorito da crítica, mas nunca chegou ao mainstream, o que é realmente uma vergonha pois eles são muito talentosos. O segundo álbum do grupo combinava melodias cativantes com influências complicadas do progressivo e ótimas harmonias. Eles combinaram seções acusticas e maduras com um metal bastante afiado. O trio tem crenças fortes no cristianismo, que refletem em suas letras. "Over My Head" e "Summerland" são pontos altos.

4. EXODUS - "Fabulous Disaster"

Imagem
Depois da estreia "Bonded By Blood" em 1985, o EXODUS vacilou no sucessor em 1987. Mas eles retornaram bem no terceiro álbum. "Fabulous Disaster" tinha a marca registrada do thrash da Bay Area, mas com uma diversidade adicionada. Com músicas de speed metal de vanguarda, mas também com músicas mais compridas e épicas que mostram a maturidade musical da banda. Eles também adicionaram covers para dar um gosto a mais, incluíndo "Low Rider". Há realmente uma boa musicalidade neste álbum, especialmente vinda dos guitarristas Gary Holt e Rick Hunolt.

5. SEPULTURA - "Beneath The Remains"

Imagem
Com seu terceiro álbum, a banda brasileira SEPULTURA deu um grande pulo para a frente do metal extremo. "Beneath The Remains" foi quando a composição da banda realmente desabrochou, e o thrash metal era extremamente intenso e também cativante. O álbum tinha riffs brutais, solos criativos, baterias ribombantes e um vocal descascado de Max Cavalera. O que era ainda mais maravilhoso era que a maioria dos membros da banda eram apenas adolescentes quando este álbum foi lançado. É um essencial do thrash metal.

6. BADLANDS - "Badlands"

Imagem
"Badlands" é um álbum realmente subestimado. Eles não eram intensos o bastante para os fãs do metal extremo, e mesmo assim eles tiveram algum sucesso comercial que eles não conseguiram transformar no topo das paradas. A banda foi formada por Jake E. Lee, ex-guitarrista do OZZY OSBOURNE, e tinha o vocalista Ray Gillen, ex-BLACK SABBATH. O metal meio blues do BADLANDS era realmente cativante com alguns ótimos trabalhos de guitarra de Lee, e o som era um pouco mais grosseiro do que as hair bands da época. "Dreams in the Dark" e "Winter's Call" são duas músicas memoráveis.

7. VOIVOD - "Nothingface"

Imagem
Apesar deles terem lançado vários álbuns excelentes durante os anos, este é o melhor trabalho dos canadenses do VOIVOD. Ele prosseguiu com o mix da banda de metal a frente do seu tempo com elementos progressivos e experimentais. Não há confusõs com o som do VOIVOD, e o guitarrista Denis "Piggy" D'Amour é a principal razão. O seu estilo único e incomum juntamente com as letras de ficção científica fizeram de "Nothingface" um álbum bastante memorável. O ponto alto é "Astronomy Domine", cover do PINK FLOYD que foi tocado bastante na MTV.

8. TESTAMENT - "Practice What You Preach"

Imagem
Pela segunda vez em três anos o TESTAMENT entrou na minha lista final. A banda de thrash da Bay Area entregou outra dose de um metal cru e descomprometido. "Practice What You Preach" encontra eles em uma aproximação diferente nas letras, focando mais nos temas e problemas da vida real. Apesar da produção não ser das melhores, ainda há riffs decentes o bastante e ganchos cativantes que fazem esse álbum de thrash metal valer a pena.

9. OVERKILL - "The Years Of Decay"

Imagem
Depois de por pouco não fazer parte da minha lista de top 10 de pelo menos dois anos na década de 80, o OVERKILL faz parte dela no seu quarto álbum. O OVERKILL é uma banda de thrash da costa leste, e o estilo de "The Years Of Decay" é bem diversificado. Você irá ouvir speed metal de quebrar os pescoços e um thrash impiedoso, mas também com algumas músicas mais lentas, quase doom. Este é um álbum sem enchimentos, fazendo dele o melhor trabalho do grupo. Os vocais penetrantes de Bobby "Blitz" Ellsworth demoram um pouco para serem assimilados, mas quando você ajusta o estilo dele você pode realmente apreciar a marca de thrash do OVERKILL.

10. SKID ROW - "Skid Row"

Imagem
Sebastian Bach é um ótimo frontman e um vocalista excelente, e apesar do SKID ROW continuar na estrada, eles nunca foram os mesmos sem ele. O álbum de estreia da banda era cheio de músicas cativantes do rádio e hits da MTV como "Youth Gone Wild", "18 and Life" e "I Remember You". Eles eram uma das hair bands mais afiadas, e uma que tinha uma quantidade decente de credibilidade. O grunge acabaria por matar as hair bands, mas o SKID ROW fez isso ser legal enquanto durou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário