quinta-feira, 4 de agosto de 2011

goticos : estilo, bandas, poemas.....




goticos com estilo

 Como você define gótico?
 Esta deve ser uma das perguntas mais freqüentes sobre o assunto. Está também cercada de uma confusão exagerada e preconceituosa sobre esta subcultura em particular.

Quando você pergunta o que é um gótico você pode obter várias respostas diferentes e contraditórias, dependendo de como você formula a pergunta;porem cada resposta obtida pode representar uma parte válida desta subcultura.
Gótico
é mais que um rótulo ou conceito, é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no passado e no presente.
Ignorando aqui referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70 na Europa e nos Estados Unidos.e aqui no Brasil em 1980
A cultura
 era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do mesmo da sociedade moderna.
Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos pois eles acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, ele vêem como belo e artístico . Os góticos são um tanto gauche.
Tornar-se um gótico
Bem, você pode tentar, mas será que você permanece ?
Talvez você já seja, e ainda ñ se descobriu, muitos góticos não tem consciência que já o são
Talvez não tenha encontrado sua turma ou amigos para compartilhar de idéias e gostos, os góticos são muitas vezes solitários.
E quem sabe, um dia pensou que era mas ñ era, foi apenas uma fase depressiva.
Muitas pessoas não tem o senso genuíno de divagação, criatividade, talento, e apreciação da dualidade da existência, nem delas mesmas ou de suas habilidades que fazem uma pessoa genuinamente gótica. Estimular algo fortemente implica que a ação não é original e nem genuína.
Quando um jovem se envolve, acha isso atraente inicialmente como uma forma,
as vezes como rebelião e outras por apenas pertencer a um grupo social e ele experimenta esta convivência para ver se ele se ajusta Para a maioria é apenas uma fase. Aqueles que permanecem envolvidos são porque neles possuem a maioria das características:
individualistas, reflexivos, artísticos, introspectivos, sensíveis, não violentos, e geralmente mal- humorados.
É necessário uma investigação mais profunda para determinar se uma pessoa é ou não gótica A maneira que uma pessoa se veste não determina essa condição; Para algumas pessoas, a imagem de ser gótico é apenas isso -- as roupas --Vestidas de preto não significa também que são satanistas nem negativos ou destrutivos
atração pelo cimiterio/depressão/fixação pela morte:
esses são as tres caracteristicas que um gotico mais gosta .

Atração pelo cimiterio
 Parques públicos são atrativos para as pessoas comuns, os cemitérios têm o mesma atração para os góticos. Os cemitérios são uma das muitas opções -- outras incluem parques, áreas de acampamento, jardins, estacionamentos, ruas ou praias desertas, etc.
Os Cemitérios são lugares quietos, ideais para introspecção e reflexão.
Coloca-os em contato com sua própria mortalidade.
Se nós entendermos a fragilidade da vida, seremos mais capazes de apreciar isto.
Ficam longe de TV, computadores, tensões
do dia a dia , responsabilidade, superficialidade
e as coisas sem importâncias que invadem nossas vidas.
Um cemitério promove um nível de introspecção
e reflexão que muitos outros lugares não poderiam
Os cemitérios são bonitos, e de atmosfera misteriosa.
As esculturas, mausoléus, locais sombrios são elaborados, freqüentemente ornamentados. Eles são como um museu gótico, um lugar favorito para obter retratos artísticos.  

Depressão
É difícil determinar se góticos são categoricamente mais deprimidos que outros.
A sociedade popularmente vê depressão e tristeza como anormalidades que devem ser suprimidas ou curadas. A adolescência é uma época de depressão para muitos indivíduos; ainda, aqueles indivíduos podem sentir a pressão da família, amigos ou professores para ser "perfeito." Estas pessoas jovens podem sentir uma dor incrível,
A depressão parece ser um sentimento que o gótico personifica.
É uma emoção que simboliza o gótico melhor. Punk representa rebelião; Industrial representa revolta; O gótico representa tristeza.
As pessoas ingressam nestas subculturas a fim de sentir se elas possuem algo e são uma parte de algo. Elas se tornam um clube exclusivo, Muitas vezes dentro das subculturas abraçam essas idéias e exageram. Esse exagero da beleza de tristeza na cultura gótica leva algumas pessoas a pensar --- aqueles góticos são mais deprimidos que outros grupos.
É possível que góticos sejam mais deprimidos que outras pessoas.
É também possível que isto seja apenas uma impressão, afinal os góticos têm posturas marcantes. Sendo assim, gótico não significa necessariamente tristeza.
Um gótico deprimido era provavelmente deprimido antes de se tornar um gótico.
Gótico não significa ser necessariamente deprimido. Enquanto góticos são capazes de sentir tristeza ao extremo, eles são também capazes de experimentar grande alegria.
A maioria deles podem manter equilíbrio em suas vidas.
Aquela tristeza, como a felicidade, tem sua própria beleza majestosa e deve ser abraçada como uma emoção válida, não rebaixada como uma anormalidade.

Fixação pela Morte
Toda humanidade é fixada na morte"
A morte é um conceito abstrato para a maioria das pessoas
Os góticos representam exteriormente os pensamentos que moram atrás da mente de todo mundo.
Os góticos tendem a expressar seus sentimentos sobre morte um pouco mais abrangente que o resto do mundo, o gótico representa aceitação do inevitável
Isso não significa que góticos possuem obsessão pela morte.
O gótico está reconhecendo o equilíbrio de escuridão e luz, vida e morte e sem medo de coisa alguma .
Muitas pessoas acham que são pessoas perturbadas ou tétricas, o que também não é verdade.

Os mais lindos poemas Goticos
 são a mais bela manifestação do sentimento que envolve a cultura gótica.
Poemas Góticos
São divinos, belos e profundos.
Somente através dos poemas Góticos é que podemos entender o pensamento de uma pessoa gótica.
A Poesia Gótica
A poesia gótica é uma das mais ricas da literatura, combina elementos sentimentais, com aqueles que envolvem a cultura gótica: tumbas, cemitérios, anjos, deuses, astros celestes (estrelas, lua) e tudo que é divino.
Exemplo de poema gótico

Lágrimas depressivas
É assim todo o dia
O sol clareia brando
A lua suaviza meu pranto
Medito sobre minha vida vazia
Lágrimas de suplício
Lágrimas geladas…
Lágrimas desperdiçadas…
Tentando aliviar meu martírio
E eu odeio tudo isso
Odeio sentir essa tortura
Ser seguida por essa amargura
Até já tentei suicídio
Minha lamúria
Meu terror que queima minha alma
Minha mortificação que não me deixa ter calma
Minha eterna fúria
Lágrimas…
Lágrimas de dor
Lágrimas sem amor
Mágoas…
Tentei me afogar
Nessa lamentação inútil
Nesse lamento fútil
Na bruma que disfarça o mar
Mas isso não me protegeu
Só me trouxe mais aflição
Só trouxe minha crucificação
Mas isso não me abateu
Pois, assim como eu
Nesse mundo profano
Sufocado nesse desejo insano
Muita gente morreu…
Nessa imortal depressão

Algumas Bandas Góticas
Alien Sex Fiend
Com 25 anos de carreira, os britânicos do Alien Sex Fiend adotam um estilo gótico/alternativo. O grupo, liderado pelo vocalista Nick Wade, mistura em suas performances efeitos teatrais de clássicos filmes de terror. Os góticos são conhecidos pela música Zombified, da série de TV Beavis & Butt-Head.
                                          
                                             Bauhaus

A banda inglesa fundada em 1978, formada por Peter Murphy (vocais, teclados), Daniel Ash (guitarra, saxofone, teclados), David J (baixo, teclados) e Kevin Haskins (bateria), é considerada como uma das fundadoras do rock gótico. Influenciados por filmes de terror, como o Drácula, criaram a música "Bela Lugosi's Dead".

                                  Fields Of The Nephilim
Criada no começo dos Anos 80, a banda inglesa Fields Of The Nephlin é uma das referências do mundo gótico. O nome "Nephlin" significa os que caíram, aqueles que foram amaldiçoados por Deus por divulgar as artes mágicas e não puderam voltar aos céus.

                             HIM (His Infernal Magesty)
A banda finlandesa, formada em 1991, é outra referência do mundo gótico. O álbum "Vênus Doom" é o mais recente trabalho do HIM, que passa uma sensação de melancolia aos seus ouvintes. Para se ter uma pequena noção dos integrantes da banda, saiba que o vocalista Ville Valo tem como comida preferida o Corpo de Cristo e como bebida preferida o Sangue de Cristo. O baixista, Mige Amour, tem o número 666 como preferido.

                                             Lacrimosa
O nome Lacrimosa é inspirado na obra Réquiem, de Mozart. Significa "Banhado em Lágrimas" ou "Aflito". A banda alemã mistura o darkwave e o doom metal. Os principais temas expressos nas músicas do Lacrimosa são o amor, a solidão e a tristeza. Tilo Wolf, criador e líder da banda, compõe todas as letras que formam o repertório do Lacrimosa, exceto em "Hohelied Der Liebe" - a letra foi retirada da Bíblia Sagrada.

     The Sisters of Mercy
Mesmo rejeitando o rótulo de banda gótica, os The Sisters of Mercy são um dos principais representantes do gênero. A banda britânica fez muito sucesso em seu próprio país e nos Estados Unidos, na década de 80. Uma máquina faz a parte de percussão da banda, chamada de Doktor Avalanche. Não se sabe se a origem do nome da banda vem de uma das músicas do escritor e compositor canadense Leonard Cohen ou de um grupo católico de freiras.

Tristania
Inicialmente, a banda norueguesa foi composta por Morten Veland (voz e guitarra), Kenneth Olsson (bateria) e Einar Moen (teclado e compositor). A banda criada em 1995 é um dos maiores nomes do death-gothic da atualidade. Rune Østerhus (Baixo), Anders H. Hidle (Guitarra) e Vibeke Stene completaram a banda, que tem como características o gótico unido ao black metal. O álbum "Beyond the Veil" (1999), consagrou o Tristania como o melhor grupo de metal norueguês. Morten Veland deixou o Tristania assim como Vibeke Stene, que deixou o grupo em fevereiro de 2007 por questões pessoais.

                                    Type o Negative
A banda norte-americana Type o Negative é conhecida mundialmente pelo estilo doom metal. Formada no final da década de 80, a banda estourou nos anos 90, quando o álbum "Bloody Kisses" caiu no gosto do público. A polêmica foi algo que pairou por anos e anos na vida do Type o Negative. A capa do álbum "The Origin of the Feces" mostra um coito anal homossexual. No álbum "Bloody Kisses", a faixa "Machine Screw" traz gemidos eróticos femininos. A segunda música, "Christian Woman", traz a história de uma adolescente que vê Jesus Cristo como um símbolo sexual. No clipe da canção, são mostradas cenas da jovem com o suposto Cristo. O mais recente lançamento do Type o Negative é o álbum "Dead Again (2007)". Em suas apresentações, o grupo se caracteriza como vampiro

Epica

Epica é uma banda neerlandesa de metal sinfônico e gótico, fundada por Mark Jansen (ex-guitarrista do After Forever) no final de 2002. Epica utiliza vocal soprano e gutural e suas letras retratam o amor, o ódio, a agonia, a revolta, a cultura e o sentido da vida.


Sirenia

Sirenia banda norueguesa de gothic metal, criada depois da saída de Morten Veland da banda Tristania. Apresenta uma sonoridade muito coesa, característica das composições de Veland.

Lacuna Coil
Lacuna Coil é uma banda de metal gótico formada em Milão, Itália, em 1996. Outros nomes da banda, antes de chegar ao atual, foram Sleep of Right e Ethereal. A banda é inspirada pelo imaginário gótico, e seus membros são conhecidos musicalmente por compor canções que consistem em linhas de guitarra entrelaçadas com o teclado, contrastando com vocal feminino e masculino, tornando o som bastante melódico.


After Forever

After Forever é uma banda dos Países Baixos de Symphonic Gothic Metal, que baseia-se no uso de vocais sopranos, guturais e limpos.
 Evanescence não é banda gótica... mas muitos góticos gostam das músicas deles

Um comentário: