quinta-feira, 7 de julho de 2011

O estilo de Rob Zombie




Rob Zombie e sua camiseta com estampa do Charles Manson: medo


Eu fico pensando como algumas pessoas parecem ter o dom de ter um estilo próprio. Rob Zombie é um exemplo disso. Ele usa aquelas luzes que deixariam qualquer um com uma cara comum, mas ele não. O estilo de Rob Zombie passa força e credibilidade, não é a toa.
Rob Zombie é o primeiro fã do gênero terror não usa somente o preto. Uma constante em seu estilo? As camisetas estampadas de ícones dos anos 80 e 70, como o lutador de boxe Rocky Balboa e de bandas como Rolling Stones… E nos palcos, só vi visual similar na banda Fields of the Nephilim:

Se Zombie não tem o mérito de precursor do estilo, com certeza ele tem o mérito de inserir originalidade ao mesmo. Olha que Zombie era outro nos tempos de White Zombie e até nos primórdios de sua carreira já conhecido como Rob Zombie. Mais barbudo, mais cabeludo, dreads imensos e com um estilo que parece de um morto que se levantou da terra (isso é um elogio, afinal Rob é Zombie). Agora Zombie parece um zombie surfista. As únicas luzes que tenho inveja são as dele. Tirou os dreads, clareou a cabeleira e diminuiu a barba. Finalmente deu para ver o rosto dele. Deve ser por isso que ele casou com Sheri Moon Zombie. Sheri Moon é designer de moda e tem uma marca de camisetas bastante legal, a Total Skull (www.totalskull.com). O que me leva a crer que a moça é sincera e realmente talentosa.
Voltando ao Rob Zombie, definiria como rock and roll voltado às raízes old school, tal como o Lynyrd Skinyrd. Seria um Lynyrd saído de um filme de terror do Rob Zombie. Aliás vocês lembram do “Massacre da Serra Elétrica”, os jovens estavam indo ver um show do Lynyrd?! Acredito que a mudança do visual de Rob Zombie também seja por causa de seu estilo musical que mudou em carreira solo. No groove metal de White Zombie, que daria origem às bandas de new metal como Slipknot, cabia um estilo com dreads e maquiagem. Depois que Rob Zombie seguiu carreira solo, começa o metal industrial e muda sua roupa. O que eu acho mais legal em Rob Zombie é que ele foge dos estereótipos do estilo (visual) do metal industrial investindo pesado nos anos 70. Pensou Val Kilmer em “Crimes em Wonderland”? Mais ou menos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário